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Relações com Investidores

Política de Produtos e Serviços

 
Responsável: VP Executiva Produtos e Negócios
Versão: 03
Data de Emissão: 08/06/2015
 
Histórico de Revisões
 
Versão:01, 02
Data de Emissão: 03/06/2013, 29/04/2014
Histórico: Elaboração do Documento, Inclusão do Item 6 e adequação no item 8
 
Versão: 02
Data de Emissão: 29/04/2014
Histórico: Inclusão do Item 6 e adequação no item 8
 
Versão: 03
Data de Emissão: 08/06/2015
Histórico: Inclusão dos itens Abrangência (II), Documentação Complementar (III), Conceitos e Siglas (IV), Responsabilidades (V) e Gestão de Consequências (VII). Adequação do Objetivo (I) quanto ao conceito de sustentabilidade. Atualização do texto do item Diretrizes (VI) com a inclusão dos itens 2.4, 10, 11 e 12 e adequações dos itens 1, 6, 7 e 9.
 

I. Objetivo

Oferecer produtos e serviços que promovam o crescimento sustentável da Cielo, de seus parceiros e Clientes, garantindo sua fidelização e satisfação, e gerando impactos positivos para a sociedade.


II. Abrangência

Esta política se aplica a todas as áreas responsáveis pelo desenvolvimento, administração e entrega de Produtos e Serviços da Cielo S.A.


III. Documentação Complementar

 Legislações vigentes no âmbito federal, estadual e municipal.
 Normas internas aperfeiçoadas constantemente, aprovadas pelas alçadas competentes e disponibilizadas a todos os colaboradores.


IV. Conceitos e Siglas

VPE: Vice-Presidência Executiva
Stakeholders: são todos os públicos relevantes com interesses pertinentes à companhia, ou ainda, indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade. Entre outros, destacam-se: acionistas, investidores, colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, credores, governos e órgãos reguladores, concorrentes, imprensa, associações e entidades de classe, usuários dos meios eletrônicos de pagamento e organizações não governamentais.


V. Responsabilidades

Administradores e Colaboradores: Observar e zelar pelo cumprimento da presente Política e, quando assim se fizer necessário, acionar a VPE de Produtos e Serviços para consulta sobre situações que envolvam conflito com esta política ou mediante a ocorrência de situações nela descritas.
VPE Produtos e Negócios: Cumprir as diretrizes estabelecidas nesta política, mantê-la atualizada de forma a garantir que quaisquer alterações no direcionamento da Cielo sejam incorporadas à mesma e esclarecer dúvidas relativas ao seu conteúdo e a sua aplicação.


VI. Diretrizes

1. Os produtos e serviços da Cielo têm como foco principal atender as necessidades dos Clientes por meio da qualidade, confiabilidade, disponibilidade e eficiência, bem como promover o crescimento sustentável do negócio, impactando positivamente a sociedade.

2. O desenvolvimento de produtos e serviços e a aprovação dos modelos de negócios respeitam as metodologias internas de avaliação, nos quais são considerados principalmente:

2.1. A otimização dos recursos da Companhia, sejam eles financeiros, processuais e/ou organizacionais a fim de garantir a maior eficiência de atuação.
2.2. A garantia da relação de ganho entre todos os agentes de mercado (emissores, bandeiras, acionistas e empresas parceiras) e, principalmente, o Cliente, seja ele um estabelecimento comercial, uma grande Companhia, um micro empreendedor ou profissional liberal ou autônomo.
2.3. A consideração dos impactos macroeconômicos, sociais e ambientais.
2.4. O cumprimento da legislação aplicada a seus produtos e serviços e uma atuação em conformidade legal.

3. Os produtos e serviços levam em consideração o papel da Cielo como parceira de negócios de seus Clientes, buscando o aumento de vendas e tornando acessível ao consumidor o pagamento de suas compras.

4. A Cielo desenvolve produtos e serviços que possibilitam ao Cliente ofertar aos consumidores campanhas ou ações de fidelização.

5. O desenvolvimento de produtos e serviços considera a plena usabilidade pelo Cliente em todos os canais existentes na Companhia, bem como promove a criação de novas soluções de captura garantindo a capilaridade e a presença abrangente da Cielo no mercado de meios de pagamento, levando em consideração facilidade e simplicidade.

6. O planejamento e os impactos de novos projetos e produtos ou significativas modificações nos já existentes são avaliados considerando: otimização de recursos da Companhia, garantia de relação de ganho entre todos os agentes de mercado (emissores, bandeiras, acionistas e empresas parceiras) e, principalmente, o cliente.

7. A Cielo planeja, desenvolve, inova, e reposiciona seus produtos e serviços, e modelos de negócio correspondentes, considerando os impactos sociais, ambientais e macroeconômicos de curto, médio e longo prazos. Neste sentido, busca otimizar o uso de recursos naturais, reduzir a emissão de agentes poluentes e adaptar-se às mudanças climáticas. Aspectos de inclusão social são considerados, além do mínimo exigido por lei, incentivando a inclusão financeira de classes menos favorecidas e de segmentos de clientes com forte impacto social, como ONGs. Com o desenvolvimento de produtos e serviços e a criação de soluções de pagamento, a Cielo contribui com a formalização da economia brasileira, atendendo iniciativas governamentais, promovendo o crescimento e o desenvolvimento da sociedade.

8. A inovação, associada ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, busca manter a Cielo como referência em serviços de rede e pagamentos, além de criação de valor e diferenciação.

9. Todos os colaboradores e outras partes interessadas têm um canal aberto para propor ideias e sugerir melhoria em processos e produtos, estimulando o processo de inovação. Com este fim, são disponibilizados diferentes canais de comunicação para encaminhamento de sugestões, reclamações e opiniões.

10. A Cielo divulga aos clientes informações claras sobre seus produtos e sobre o uso dos seus serviços, através de múltiplos canais de comunicação.

11. As percepções, opiniões e a satisfação dos clientes são sistematicamente monitoradas, visando compreender suas necessidades e orientar o desenvolvimento de produtos e serviços de forma que conciliem o bom atendimento destas necessidades.

12. Os produtos são analisados ao longo da totalidade de seu ciclo de vida, buscando um desempenho sustentável. As externalidades ambientais e sociais dos produtos e serviços da Cielo são avaliadas, com foco em minimizar os impactos socioambientais e identificar alternativas sinérgicas com a sustentabilidade.


VII. Gestão de Consequências

Colaboradores, fornecedores ou outros stakeholders que observarem quaisquer desvios às diretrizes desta política, poderão relatar o fato ao Canal de Ética (www.canalconfidencial.com.br/cielo ou 0800 775 0808), podendo ou não se identificar.
Internamente, a não observância das determinações dessa política irá acarretar em ações de gestão de consequência que poderão variar desde uma orientação sobre como proceder para anular ou ao menos minimizar os eventuais problemas criados até a demissão por justa causa dos responsáveis.


VIII. Aprovações


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Rômulo de Mello Dias

Presidente


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Clovis Poggetti Junior

Vice-Presidente Executivo de Finanças e RI


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Roberto Dumani

Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento Organizacional


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Dilson Tadeu da Costa Ribeiro

Vice-Presidente Executivo de Produtos e Negócios


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Adriano Navarini

Vice-Presidente Executivo Comercial Varejo


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Renata Greco

Vice-Presidente Executivo Comercial Grandes Contas


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Plínio Patrão

Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Operações


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Manoel Pinto de Souza Júnior

Vice-Presidente Executivo de Relações Institucionais


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