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Relações com Investidores

Política de Relacionamento com Stakeholders

RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS
 
Responsável: Vice-Presidência Executiva de Finança e RI / Vice-Presidência Executiva de Produtos e Negócios / Vice-Presidência Executiva de Relações Institucionais
Versão: 03
Data de Atualização: 26/06/2015
 
Histórico de Revisões
 
Versão: 01
Data de Emissão: 03/06/2013
Histórico: Elaboração do Documento
 
Versão: 02
Data de Emissão: 29/04/2014
Histórico: Inclusão dos itens 2, 3, 4 e 5
 
Versão: 03
Data de Emissão: 26/06/2015
Histórico:
  • Mudança no nome da política de Relacionamento com as Partes Interessadas para Relacionamento com Stakeholders.
  • Inclusão dos itens Abrangência (II), Documentação Complementar (III), Conceitos e Siglas (IV), Responsabilidades (V) e Gestão de Consequências (VII).
  • Substituição do termo “partes interessadas” por “stakeholders”.
 

I. Objetivo

Construir relacionamentos de longo prazo em todas as dimensões e com todos os públicos, materializando resultados positivos e ancorados nos princípios que norteiam a atuação institucional da Cielo.


II. Abrangência

Todos os administradores (Diretores, membros do Conselho de Administração e de Comitês) e colaboradores da Cielo S.A.


III. Documentação Complementar


IV. Conceitos e Siglas
 

Stakeholders: são todos os públicos relevantes com interesses pertinentes à Companhia, ou ainda, indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade. Entre outros, destacam-se: acionistas, investidores, colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, credores, governos e órgãos reguladores, concorrentes, imprensa, associações e entidades de classe, usuários dos meios eletrônicos de pagamento e organizações não governamentais.

 Investimento Social Privado: Investimento social privado é o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.


V. Responsabilidades

  • Administradores e colaboradores: Observar e zelar pelo cumprimento da presente Política e, quando assim se fizer necessário, acionar áreas específicas para atuar mediante a ocorrência de situações nela descritas.
  • Produtos e Serviços: Avaliar os impactos macroeconômicos, sociais, ambientais e planejamento de novos projetos/produtos, bem como inovação junto aos stakeholders.
  • Relações com Investidores: Assegurar aos investidores e ao mercado em geral, tempestivamente, transparência, integridade e exatidão na divulgação de informações.
  • Recursos Humanos: Trabalhar para estabelecer um vínculo emocional do colaborador com o seu trabalho.
  • Relações Institucionais: Aderir às legislações vigentes e colaborar com o processo de elaboração das políticas públicas pertinentes.
  • Compras: Envolver fornecedores em modelos de negócios transparentes e sustentáveis.
  • Comercial: Manter diálogo ético com a concorrência, respeitando os princípios da livre concorrência.
  • Relações Públicas: Realizar de forma proativa comunicação clara e transparente aos meios de imprensa, preservando a imagem e a reputação da Companhia.
  • Sustentabilidade: Incluir, nos processos de negócio da Cielo e relacionamento com os stakeholders, temas associados à Sustentabilidade, assegurando a perenidade do negócio, contribuindo para um meio ambiente saudável, uma sociedade justa e o desenvolvimento econômico e social do país.
  • Fórum de divulgação: Rever, supervisionar e formalizar procedimentos para a preparação de informações a serem divulgadas ao mercado;


VI. Diretrizes

1. As ações da Diretoria Estatutária e dos demais gestores conduzem ao equilíbrio no atendimento das necessidades de todos stakeholders, promovendo o desenvolvimento da Cielo de forma sustentável.

2. As informações divulgadas pela Cielo são públicas e representam o compromisso da empresa com a prestação de contas aos stakeholders e com o recebimento de feedback.

3. A Cielo faz gestão ativa dos impactos e relacionamentos decorrentes de sua atividade usual por meio de diversos canais e ações.

4. A Companhia gerencia crises ou situações de conflito com stakeholders.

5.  Relacionamento com stakeholders: avaliação dos impactos macroeconômicos, sociais e ambientais e planejamento de novos projetos/produtos, bem como inovação, está descrito na Política Produtos e Serviços.

6. Investidores

6.1. A Cielo assegura aos investidores, incluindo acionistas, e ao mercado em geral transparência, integridade e exatidão na divulgação de informações relativas ao seu desempenho econômico, financeiro, socioambiental, preservando a equidade e a tempestividade.

7. Parceiros

7.1. A Cielo atua em conjunto com os parceiros buscando as melhores oportunidades para consolidar um ambiente favorável à entrega de produtos e serviços necessários ao mercado de atuação.

7.2. As relações de parcerias são valorizadas, baseadas na ética, transparência e no comprometimento com os resultados.

8. Fornecedores

8.1. Os fornecedores são envolvidos em modelos de negócios transparentes que trazem melhor qualidade nos produtos e serviços, com preços competitivos, que gerem resultados adequados e sustentáveis para ambos.

9. Concorrentes

9.1. A Cielo respeita os concorrentes e acredita que a concorrência leal contribui para o aperfeiçoamento do mercado.

10. Sociedade

10.1. A necessidade de aprimorar cada vez mais o modelo de negócio é reconhecida e desenvolvida, permitindo o alinhamento dos objetivos econômicos às demandas socioambientais de seus principais públicos de relacionamento e da sociedade.

11. Associações e Entidades de Classe

11.1. A importância das Associações e Entidades de Classe é respeitada e reconhecida, apoiando e participando ativamente das iniciativas que promovam o crescimento e fortalecimento setorial.

12. Governo e Órgãos Reguladores

12.1. A Cielo é aderente à legislação vigente e busca contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, desempenhando um papel importante no combate à evasão fiscal e à lavagem de dinheiro.

12.2. A Cielo colabora com o processo de elaboração das políticas públicas, por meio da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) para o fortalecimento do segmento de credenciadoras.

13. Imprensa

13.1. A comunicação clara e transparente, pautada em nossos valores, é realizada de forma proativa aos meios de imprensa, preservando a imagem e a reputação da Companhia.

14. Clientes

14.1. A Cielo visa à construção de relacionamentos de longo prazo com os Clientes, solucionando suas necessidades e fortalecendo o relacionamento entre as partes.

15. Usuários de Meios Eletrônicos de Pagamentos

15.1. A Cielo trabalha para que os usuários de meios eletrônicos de pagamentos a reconheçam como a melhor empresa de serviços e que optem pelos meios eletrônicos como a sua forma de pagamento preferencial.

16. Colaboradores e demais integrantes da força de trabalho (estagiários, trainees, etc.)

16.1. Os colaboradores e demais integrantes da força de trabalho possuem um vínculo emocional com o seu trabalho, tendo a Cielo a ambição de oferecer as condições que eles necessitam para renovar diariamente a sua vontade de vir trabalhar.

17. Comunidades

17.1. A Cielo contribui, por meio do seu negócio, para a inclusão ao sistema financeiro, promovendo o desenvolvimento local, a circulação da renda, impulsionando a economia.

17.2. Por meio do investimento social privado, busca promover o desenvolvimento nas regiões em que atua.


VII. Gestão de Consequências

Colaboradores, fornecedores ou outros stakeholders que observarem quaisquer desvios às diretrizes desta Política, poderão relatar o fato ao Canal de Ética (www.canalconfidencial.com.br/cielo ou 0800 775 0808), podendo ou não se identificar.
Internamente, o descumprimento das diretrizes desta Política enseja a aplicação de medidas de responsabilização dos agentes que a descumprirem conforme a respectiva gravidade do descumprimento. 

 

VIII. Disposições Finais

 

É competência do Conselho de Administração da Companhia alterar esta Política sempre que se fizer necessário.

 

Esta Política entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Administração e revoga quaisquer normas e procedimentos em contrário.

 

                                                                                                     Barueri, 26 de Junho de 2015.

 

CIELO S.A.

 

(Política de Sustentabilidade aprovada em Reunião do Conselho de Administração da Cielo S.a. em 26 de Junho de 2015)