Pular para conteúdo
Relações com Investidores

Política de Tecnologia da Informação

 
Responsável: Vice-Presidência Executiva de Tecnologia e Operações 
Versão: 02
Data de Atualização: 08/06/2015
 
Histórico de Revisões
 
Versão: 01
Data de Emissão: 03/06/2013
Histórico: Elaboração do Documento
 
Versão: 02
Data de Emissão: 08/06/2015
Histórico: Inclusão dos itens Abrangência (II), Documentação Complementar (III), Conceitos e Siglas (IV), Responsabilidades (V) e Gestão de Consequências (VII). Adequação do Objetivo (item I) quanto ao conceito de sustentabilidade e substituição da palavra Comitê por Fórum no item 6.4.
 

I. Objetivo

Alavancar e sustentar as estratégias e objetivos de negócio da Cielo, por meio da adequada gestão da sua estrutura tecnológica com eficiência, qualidade e segurança, garantindo a sustentabilidade no longo prazo.


II. Abrangência

Todas as Diretorias de TI da Vice-Presidência Executiva de Tecnologia e Operações (Estratégia e Arquitetura, Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura).


III. Documentação Complementar

Normas e metodologias internas aperfeiçoadas constantemente, aprovadas pelas alçadas competentes e disponibilizadas a todos os colaboradores.


IV. Conceitos e Siglas

Stakeholders: são todos os públicos relevantes com interesses pertinentes à companhia, ou ainda, indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade. Entre outros, destacam-se: acionistas, investidores, colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, credores, governos e órgãos reguladores, concorrentes, imprensa, associações e entidades de classe, usuários dos meios eletrônicos de pagamento e organizações não governamentais.

Outsourcing: É a transferência das atividades de uma organização para uma empresa terceirizada.
Data Centers: São ambientes seguros projetados para abrigar equipamentos de processamento e armazenamento de dados de uma empresa.


V. Responsabilidades

Administradores e Colaboradores: Observar e zelar pelo cumprimento da presente Política e, quando assim se fizer necessário, acionar a área de Tecnologia da Informação para consulta sobre situações que envolvam conflito com esta política ou mediante a ocorrência de situações nela descritas.

Diretoria de Estratégia e Arquitetura: Responsável por fornecer informações para tomada de decisões estratégicas e alinhamento da TI ao Negócio, por meio de inovação tecnológica, evolução das Soluções de Captura, novas plataformas, melhores práticas de Engenharia de Software e Arquitetura, visão integrada dos Processos e Soluções de TI.

Diretorias de Desenvolvimento de Sistemas: Responsáveis por sustentar e alavancar as atividades operacionais, táticas e estratégicas da Cielo, com inovação tecnológica, segurança, estabilidade, controle e disponibilidade dos ambientes.

Diretoria de Infraestrutura: Responsável por garantir que todos os serviços estejam disponíveis aos Clientes, do ponto de vista de capacidade, continuidade e monitoramento de TI, redes e processamento.


VI. Diretrizes

1. A Área de Tecnologia da Informação da Cielo registra suas estratégias e prioridades no Plano Estratégico de TI, refletindo a gestão e o endereçamento dos recursos de TI em linha com o negócio, assegurando que o melhor custo-benefício seja obtido do conjunto de projetos, serviços e processos de TI.

2. Os sistemas de informações e a infraestrutura tecnológica sustentam e alavancam as atividades operacionais, táticas e estratégicas da Cielo com inovação tecnológica, segurança, estabilidade, controle e disponibilidade dos ambientes.

3. A infraestrutura tecnológica da Cielo garante que todos os serviços estejam disponíveis aos Clientes, do ponto de vista de capacidade, continuidade e monitoramento de TI, redes e processamento.

4. A Área de Tecnologia da Informação da Cielo zela pelas informações organizacionais, gerenciando de maneira efetiva o armazenamento, descarte e restauração de dados, bem como o meio físico onde os mesmos são mantidos. O gerenciamento das operações da Cielo inclui a manutenção preventiva dos dispositivos por onde trafegam as informações bem como a proteção das mesmas através de rigorosos procedimentos junto aos Data Centers, assegurando a qualidade, tempestividade e disponibilidade dos dados ao negócio.

5. A informação, independente do meio de armazenamento, transmissão ou divulgação é protegida contra inserção, modificação ou divulgação não autorizada, garantindo sua confidencialidade, integridade e disponibilidade.

6. Toda demanda de solução de tecnologia da informação é:

6.1. Formalmente estabelecida junto à área de Tecnologia após priorização e alinhamento ao planejamento estratégico e ao portfólio de projetos.

6.2. Conduzida com base na metodologia de desenvolvimento e manutenção de sistemas seguros e em controles que assegurem o uso inteligente e eficiente dos recursos.

6.3. Conduzida, assim como os processos de TI, considerando as melhores soluções tecnológicas e práticas arquiteturais, bem como o endereçamento da obsolescência e reutilização de elementos de TI.

6.4. Gerenciada através de indicadores de Qualidade da TI e reportados em Fóruns Deliberativos de TI, assim como os processos de TI (disponibilidade, continuidade, arquitetura, governança, outsourcing, entre outros).


VII. Gestão de Consequências

Colaboradores, fornecedores ou outros stakeholders que observarem quaisquer desvios às diretrizes desta política, poderão relatar o fato ao Canal de Ética (www.canalconfidencial.com.br/cielo ou 0800 775 0808), podendo ou não se identificar.

Internamente, o descumprimento das diretrizes desta Política enseja a aplicação de medidas de responsabilização dos agentes que a descumprirem conforme a respectiva gravidade do descumprimento. 


VIII. Aprovações


____________________________________

Rômulo de Mello Dias

Presidente


 _____/_____/_____

 


_______________________________________

Clovis Poggetti Junior

Vice-Presidente Executivo de Finanças e RI


_____/_____/_____

 

________________________________________

Roberto Dumani

Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento Organizacional


_____/_____/_____

 

_______________________________________

Dilson Tadeu da Costa Ribeiro

Vice-Presidente Executivo de Produtos e Negócios


 _____/_____/_____

 

________________________________________

Adriano Navarini

Vice-Presidente Executivo Comercial Varejo


_____/_____/_____

 

_______________________________________

Renata Greco

Vice-Presidente Executivo Comercial Grandes Contas


 _____/_____/_____

 

_______________________________________

Plínio Patrão

Vice-Presidente Executivo de Tecnologia e Operações


 _____/_____/_____

 

_______________________________________

Manoel Pinto de Souza Júnior

Vice-Presidente Executivo de Relações Institucionais


 _____/_____/_____