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Relações com Investidores

Política de Compras

COMPRAS
 
Responsável: Vice-Presidência Executiva de Finanças e RI
Versão: 02
Data de Atualização: 26/06/2015
 
 
Histórico de Revisões
 
Versão:01
Data de Emissão: 03/06/2013
Histórico: Elaboração do Documento
 
Versão:02
Data de Emissão: 26/06/2015
Histórico:
  • Inclusão dos itens Abrangência (II), Documentação Complementar (III), Conceitos e Siglas (IV), Responsabilidades (V) e Gestão de Consequências (VII).
  • Adequação do Objetivo (I) quanto ao conceito de sustentabilidade.
  • Inclusão da citação da Política PLT_001 Anticorrupção nos itens 5 e 8.
  • Atualização dos itens 2, 7, 9, 10, 11 e 12.
 
I. Objetivo
 
Garantir, durante o processo de aquisição de bens e serviços e gestão da cadeia de fornecedores, a construção de relacionamento ético e transparente buscando competitividade, qualidade, velocidade e sustentabilidade. Este relacionamento deve assegurar a perenidade e legalidade das operações, além de estimular a responsabilidade socioambiental e inovação de forma contínua e evolutiva.
 
 
II. Abrangência
 
Todos os administradores (diretores) e colaboradores da Cielo S.A. e Servinet Serviços Ltda.
 
 
III. Documentação Complementar
 
 
 
IV. Conceitos e Siglas
 
Stakeholders: são todos os públicos relevantes com interesses pertinentes à Companhia, ou ainda, indivíduos ou entidades que assumam algum tipo de risco, direto ou indireto, em face da sociedade. Entre outros, destacam-se: acionistas, investidores, colaboradores, sociedade, clientes, fornecedores, credores, governos e órgãos reguladores, concorrentes, imprensa, associações e entidades de classe, usuários dos meios eletrônicos de pagamento e organizações não governamentais.
 
 
V. Responsabilidades
 
  • Administradores e colaboradores: Observar e zelar pelo cumprimento da presente Política e, quando assim se fizer necessário, acionar a diretoria de Compras para consulta sobre situações que envolvam conflito com esta Política ou mediante a ocorrência de situações nela descritas.
  • Diretoria de Compras: Responsável pela elaboração da Política de Compras e pelo cumprimento da mesma.
 
VI. Diretrizes
 
1. As compras e contratações relevantes são realizadas de forma centralizada, visando garantir a consistência do relacionamento entre a Companhia e seus fornecedores.

2. Potenciais fornecedores devem se submeter aos processos de cadastramento e avaliação administrativa, fiscal, trabalhista e socioambiental, além de estarem aptos tecnicamente por meio de avaliação das áreas demandantes da aquisição.

3. O registro de empresas em cadastros públicos será levado em consideração no processo de avaliação de fornecedores.

4. A segregação de atribuições e rastreabilidade nas diversas fases operacionais e decisórias garantem a transparência no processo de contratação.

5. Os direitos e deveres tanto da Cielo quanto de seus parceiros na contratação de compras relevantes, são formalizados por meio de instrumento legal baseado na Legislação vigente e pautado pelo Código de Ética e Conduta de Fornecedores e pela Política Anticorrupção.

6. Fornecedores selecionados para concorrer ao fornecimento de produtos e serviços especificados e definidos pela área técnica são submetidos a um processo de seleção transparente, em que, de forma simultânea, todos os participantes devem possuir equidade de condições.

7. A concorrência livre e leal entre seus fornecedores e a adoção de práticas estritamente éticas quanto ao relacionamento comercial com seus parceiros é prezada pela Companhia.

8. Os fornecedores devem respeitar os princípios estabelecidos no Código de Ética e Conduta de Fornecedores da Cielo e na Política Anticorrupção, suas normas internas, além de atender às legislações aplicáveis a suas atividades.
 
A esta Política, aplicam-se os preceitos estabelecidos no Código de Ética e Conduta de Fornecedores da Cielo, quais sejam:
  • Desenvolvimento de pessoal, buscando o desenvolvimento dos funcionários e colaboradores por meio de capacitação para o trabalho e estímulo para a melhoria do nível de educação;
  • Não utilização de trabalho escravo;
  • Não utilização de trabalho infantil;
  • Valorização da diversidade, promoção da equidade e combate à prática de discriminação;
  • Conflito de interesses, ou seja, os interesses pessoais não podem conflitar com os interesses da Cielo;
  • Brindes, favores e serviços, devendo a aceitação dos referidos seguir as práticas usuais do mercado, respeitando, sempre, os limites razoáveis;
  • Conformidade à legislação em vigor, tais como, mas sem limitação, a legislação tributária, trabalhista, previdenciária, ambiental, dentre outras;
  • Liberdade de associação; 
  • Concorrência leal;
  • Proteção à informação;
  • Não intimidação ou assédio sexual, moral, religioso, político ou organizacionais;
  • Incorporação de compromissos voluntários, visando contribuir com o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil;
  • Meio Ambiente;
  • Transparência em todas as relações;
  • Comunicação de Desvios.
 

9. A Companhia tem como objetivo permanente a expansão da base de fornecimento, sem restrições a fornecedores pelo tamanho, porte ou localização, desde que estejam em condições de oferecer seu produto ou serviço em conformidade com as necessidades e especificações divulgadas e que estejam aptos ao fornecimento do ponto de vista administrativo.

10. Em todas as contratações utiliza-se como condição padrão e obrigatória o cumprimento de práticas de responsabilidade socioambiental e disseminação dos princípios de sustentabilidade.

11. A base de fornecedores críticos é monitorada do ponto de vista de cumprimento dos princípios relevantes contidos no Código de Ética e Conduta de Fornecedores englobando questões administrativas, fiscais, trabalhistas e socioambientais.

12. Um canal de relacionamento específico, isento e direto com fornecedores é mantido para a gestão dos princípios dessa Política e divulgado para todos os fornecedores, como o “Canal de Ética”.
 
 

VII. Gestão de Consequências
 
Colaboradores, fornecedores ou outros stakeholders que observarem quaisquer desvios às diretrizes desta Política, poderão relatar o fato ao Canal de Ética (www.canalconfidencial.com.br/cielo ou 0800 775 0808), podendo ou não se identificar.
Internamente, o descumprimento das diretrizes desta Política enseja a aplicação de medidas de responsabilização dos agentes que a descumprirem conforme a respectiva gravidade do descumprimento.


 

VIII. Disposições Gerais

É competência do Conselho de Administração da Companhia alterar esta Política sempre que se fizer necessário.
Esta Política entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho de Administração e revoga quaisquer normas e procedimentos em contrário.
 
 
Barueri, 26 de junho de 2015.
 
Cielo S.A.
 
(Política de Compras aprovada em Reunião do Conselho de Administração da Cielo S.A. em 26 de junho de 2015)