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Relações com Investidores

Sustentabilidade Empresarial

Práticas de Gestão
 
Os valores da Cielo refletem a preocupação da companhia com seus públicos de interesse.
 
• Integramos a carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade da Bolsa de Nova Iorque (DJSI), que reconhece as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade em todo o mundo.
Integramos, desde 2014, a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa - reconhecimento que atesta as boas práticas de gestão e governança corporativa da companhia. Listada Novo Mercado da BM&FBovespa desde 2009.
Somos signatários do Pacto Global da ONU. Anualmente reafirmamos nossa adesão e apresentamos os progressos, com as ações empreendidas nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e práticas anticorrupção.
Desde 2013, publicamos nossos relatórios de sustentabilidade, norteados pelas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), que são auditados por terceira parte independente.
Promovemos a diversidade, uma vez que nossas diretrizes preveem ações como a inclusão de companheiros de mesmo sexo nos planos médico e odontológico e a adoção da valorização da diversidade como critério de seleção de jovens para o Programa de Aprendizagem.
Contamos com um Comitê de Sustentabilidade que se reporta ao Conselho de Administração, contribuindo para a melhoria contínua do perfil de sustentabilidade da Cielo.
 
Social, Cultural e Esportivo
 
A Cielo pratica ações de responsabilidade social investindo em projetos alinhados às políticas públicas.
 
Projetos que contribuam com a melhoria da educação de crianças e adolescentes com o 2º Objetivo do Milênio da ONU, do qual o Brasil é signatário.
Projetos de capacitação de jovens para o trabalho, contribuindo para a geração de renda e inserção socioeconômica.
Projetos de promoção da saúde de crianças e adolescentes com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e assim contribuir com o 4º Objetivo do Milênio da ONU.
Projetos de acessibilidade a produtos culturais para deficientes, contribuindo com sua inclusão sociocultural.
Projetos de estímulo à cultura - particularmente musicais -, preferencialmente àqueles que promovam a cultura em capitais ou centros fora do eixo Rio - São Paulo.
Projetos de patrocínio a esportes de alto rendimento.
 
Meio Ambiente
 
Uma empresa sustentável é feita por práticas conscientes no dia a dia
 
As atividades da Cielo não provocam impactos significativos no meio ambiente. Contudo, a partir da Matriz de Avaliação de Impactos Ambientais, identificamos aspectos ambientais das nossas operações e processos, que devem ser gerenciados.
Estabelecemos um monitoramento sistemático e medidas para reduzir nossos impactos ambientais:
    • A Cielo realiza o descarte adequado de equipamentos obsoletos, de acordo com a regulamentação dos órgãos ambientais competentes;
    • A companhia mantém programas de coleta seletiva e de disposição responsável de resíduos nas atividades administrativas;
    • Reutiliza água captada da chuva e monitora o consumo de água;
    • Faz uso racional de energia elétrica;
    • Com foco nos colaboradores, promove campanhas voltadas ao consumo consciente e às atitudes de valor, envolvendo a qualidade das relações e a conservação de recursos, além da gestão de impactos como princípios de atuação profissional;
    • Estabeleceu metas de redução do consumo de água, energia e das emissões de gases de efeito estufa:
 
 

METAS 2015-2016

Reduzir 2% do consumo de água per capita *  **

Reduzir 1% do consumo de energia elétrica por pessoa*  **

Reduzir em 3% as emissões diretas de gases de efeito estufa – Escopo 1*

Reduzir em 1% as emissões indiretas de gases de efeito estufa – Escopo 2*

Reduzir em 5% as emissões indiretas de gases de efeito estufa na logística de entrega de máquinas POS e bobinas – Escopo 3***

 
          *Ano base 2014.
          ** Metas Estabelecidas para as atividades do prédio da Matriz em Alphaville - Barueri
          *** Ano base 2015. 
 
 
 
Estratégia de Mudanças Climáticas
 
Buscamos reduzir nossa contribuição às mudanças climáticas por meio de uma estratégia de atuação baseada em 4 eixos:
 
1. Avaliação dos impactos: análise dos riscos ao negócio em decorrência das mudanças climáticas e elaboração do Inventário de Gases de Efeito Estufa de acordo com a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol, visando identificar as principais fontes de emissão e mapear as oportunidades de melhoria para redução das emissões;
 
2. Redução das emissões: implementação de melhorias e processos visando a redução das emissões, tais como redução das viagens internacionais e disponibilização de ônibus fretados para os funcionários, além do estabelecimento de metas públicas de redução das emissões;
 
3. Compensação das emissões de gases de efeito estufa não evitadas: escopos 1 e 2, por meio da compra de créditos de carbono de projetos que promovam geração de renda, benefícios sociais e à biodiversidade;
 
4. Articulação e compromisso com a transparência: participação em discussões sobre políticas públicas que contribuam para uma economia de baixo carbono e divulgação das informações sobre nossas iniciativas em relação às mudanças climáticas por meio do Carbon Disclosure Project, Índice de Carbono Eficiente da BM&FBovespa e do Registro  Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.