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Relações com Investidores

Histórico e Perfil Corporativo

A Companhia foi constituída em novembro de 1995, quando a Visa International, o Bradesco, o Banco do Brasil, o Banco ABN Amro Real (posteriormente incorporado pelo Santander) e o extinto Banco Nacional se reuniram para desenhar o que viria a ser a Companhia Brasileira de Meios de Pagamento. A Companhia naquela época adotou o nome fantasia “Visanet”, que era uma marca licenciada pela Visa International.
 
O negócio de cartões no Brasil era viabilizado pelos bancos emissores em conjunto com as bandeiras, na qual cada instituição financeira lançava seus próprios cartões, soluções de captura, rede afiliada e ações de marketing próprias. A criação da Companhia teve como principal motivador a necessidade de administrar as relações com toda a rede de Estabelecimentos Comerciais afiliados ao sistema da Bandeira Visa no Brasil, uma vez que havia um relacionamento de unicidade entre a Visa e a Companhia, na época unificando e desenvolvendo novas soluções de captura e realizando a liquidação financeira das transações.
 
Além disso, a criação da Companhia viabilizou a segregação dos papéis desempenhados pelos Emissores da Bandeira Visa e as atividades de adquirência, por ela desenvolvidas, e alavancou significativamente o crescimento do mercado de cartões de pagamento e a oferta de produtos relacionados a este setor e tornou as transações com os cartões de pagamento da Bandeira Visa realizadas no Brasil mais seguras e eficientes.
 
Em 1996, a Companhia começou a operar com uma rede afiliada de mais de 100 mil Estabelecimentos que já mantinham relações comerciais com os bancos fundadores, oferecendo serviços de captura, processamento e liquidação relacionados apenas ao cartão de crédito. 
 
Nos anos seguintes, a Companhia lançou serviços relacionados aos novos produtos Visa, tais como o cartão de débito Visa Electron, que consolidou o uso do dinheiro eletrônico; o Visa Vale Pedágio e a prestação de serviços para os cartões de benefícios refeição e alimentação Visa Vale, substituindo os tíquetes de papel utilizados para o pagamento de refeições e para compras no supermercado por cartões eletrônicos com chip e tarja magnética. 
 
Além de gerir a rede de aceitação da Bandeira Visa no Brasil, a Companhia passou a disponibilizar soluções para monitoramento, captura e processamento para Companhia Brasileira de Soluções e Serviços, (CBSS ou Alelo), emissores de cartões Private Label Híbrido e empresas do setor de saúde através da Companhia Brasileira de Gestão de Serviços (CBGS ou Orizon).
 
Em junho de 2009, a Companhia realizou a maior oferta pública inicial de ações da história do Brasil até então, totalmente secundária, a qual alcançou o total de R$ 8.397.208.920,00, dando início à negociação das ações, à época com o código VNET3 e atualmente sob o código CIEL3.
A Companhia utilizou Visanet como nome até a sua alteração para Cielo, deliberada durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 14 de dezembro de 2009. A alteração da denominação da Companhia marcou o primeiro passo para a adequação ao Cenário Multibandeira, que seria instituído no ano seguinte.
 
Com a implementação do Cenário Multibandeira, em 01 de julho de 2010, a Companhia passou a capturar e processar transações originadas por cartões de outras bandeiras além da bandeira Visa. O portfólio de produtos da Cielo destaca as quatro bandeiras mais aceitas internacionalmente, Visa, MasterCard, American Express, Diners Club International, além da JCB (Japan Credit Bureau), da Elo e outras bandeiras de menor circulação. Em 2011, a Cielo completou uma década de atuação no segmento de vouchers e lidera o mercado de alimentação fora do lar. O portfólio de vouchers da Companhia inclui Alelo, Sodexo, Sorocred, Policard, Good Card, Bônus CBA, Cabal Vale, Verocheque e Sapore Benefícios.
 
Em 2012, com a aquisição da Merchant e-Solutions através de uma subsidiária no exterior, a Cielo ganhou acesso e presença na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos da América, considerado o berço da inovação tecnológica no mundo e epicentro da chamada “revolução digital” dos meios de pagamento.
 
Com a edição da lei n°12.865/2013, a Companhia passou a estar sujeita a regulação do Banco Central do Brasil, conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pela regulamentação editada pelo próprio Banco Central.
 

A Cielo é a adquirente líder do setor de cartões de pagamento no mercado brasileiro, em termos de Volume Financeiro de Transações. A Companhia conta com aproximadamente 1,8 milhão de clientes credenciados ativos, estando presente na vasta maioria dos municípios brasileiros.

A partir de partir de 1º de Julho de 2010, o mercado de cartões, especificamente o setor de adquirência, passou a viver um novo cenário competitivo. Tal data marcou o início das operações multi-adquirência, ou seja, com as adquirentes capturando e processando as principais bandeiras. Esta mudança contemplou as recomendações sugeridas pelo grupo formado pelo Banco Central, Secretaria de Direito Econômico (SDE) e Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) após estudo detalhado do setor: a abertura da atividade de credenciamento e a interoperabilidade de POS.

A Cielo focou-se nos seguintes atributos para definir seu posicionamento competitivo:

·         CONFIABILIDADE: trabalhamos com redundância de sistemas de rede e elevados critérios de monitoração do negócio, implicando em 99,995% de disponibilidade.

·         DISTRIBUIÇÃO: mesmo já tendo a maior base de clientes do Brasil, continuamos afiliando novos lojistas.

·         INOVAÇÃO: estamos constantemente buscando inovar através do lançamento de produtos diferenciados, entre eles, correspondente bancário, contactless (pagamento por proximidade ou sem contato), pagamento via celular e Cielo Promo (anteriormente denominado plataforma promocional).

·         RELACIONAMENTO DIFERENCIADO: nossa força de vendas está mais do que nunca presente no dia-a-dia do cliente, ofertando nosso amplo portfólio de produtos.

A Companhia também realiza a instalação e manutenção dos Equipamentos de Captura que aluga para os clientes.

Entre seus principais acionistas estão sociedades dos conglomerados financeiros do Banco do Brasil e Bradesco que estão classificados entre os maiores bancos de varejo do Brasil em termos de número de agências, segundo dados do Banco Central. A Companhia acredita que a presença de seus principais acionistas na maior parte do território nacional lhe conferiu condição privilegiada na aceitação de seus serviços, o que contribuiu para a posição de liderança que ocupa atualmente.

A Companhia tem apresentado crescimento contínuo ao longo da sua história, sendo que no período compreendido entre 2014 a 2015, apresentou uma taxa de crescimento de 5,9% em Volume Financeiro de Transações, passando de R$517,6 bilhões em 2014 para R$548,2 bilhões em 2015. Adicionalmente, considerando o mesmo período, a Companhia apresentou uma leve queda na Margem de EBITDA de 2,6 pontos percentuais, passando de 49,7% em 2014 para 47,1% em 2015.

Além dos produtos e serviços tradicionalmente oferecidos no mercado de meios eletrônicos de pagamento, a Companhia tem histórico em oferecer soluções inovadoras em segmentos que tenham sinergia com suas atividades, sendo pioneira na oferta de infra-estrutura de rede para correspondente bancário, recarga de celular, voucher eletrônico e Saque, e na captura e no processamento de transações eletrônicas que não envolvem pagamento, como conectividade e autorização de transações no segmento de saúde.

A Companhia acredita que a diversidade do portfólio de seus produtos e serviços é resultado de esforços constantes na identificação de novos ramos de negócios que possam maximizar e otimizar o uso de sua rede e seus ativos.

 

 

em milhões de R$ Exercício encerrado em 31 de dezembro
  2015 2014 %Variação
2015-2014
Receita Líquida 11.122,3 7.725,6 44,0%
Lucro Líquido 3.511,4 3.219,8 9,1%
Outras Informações:
Margem Líquida 31,6% 41,7% -10,1 p.p.
EBITDA 5.233,5 3.838,9 36,3%
Margem EBITDA 47,1% 49,7% -2,6p.p.

em milhões de R$ Exercício encerrado em 31 de dezembro
  2015 2014 %Variação
2015-2014
Cartões de Crédito:
Volume Financeiro de Transações
(em R$ Milhões)
320.505 312.624 2,5%
Quantidade de Transações
(em milhões)
2.663 2.525 5,4%
Cartões de Débito:
Volume Financeiro de Transações 227.647 204.986 11,1%
Quantidade de Transações
(em milhões)
3.537 3.134 12,9%
Clientes (em mil) 1.800 1.619 11,2%