Pular para conteúdo
Relações com Investidores

Conselho, Diretoria e Comitês

 

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da Companhia, órgão de deliberação colegiada, é composto por onze membros, sendo três independentes, com mandato unificado de dois anos, permitida a reeleição. Em linha com as melhores práticas de governança corporativa, as posições de Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração são ocupadas por pessoas diferentes.

 
O Conselho de Administração possui regimento interno próprio, cuja redação em vigor foi aprovada em reunião do Conselho de Administração realizada em 26 de junho de 2015. 
 
Competências
 
As competências do Conselho de Administração da Companhia, além daquelas definidas pelo artigo 142 da Lei n.º 6.404, de 15 de setembro de 1976 (“LSA”), estão dispostas no artigo 19 do Estatuto Social da Companhia e no artigo 5º do Regimento Interno do Conselho de Administração da Companhia.
 
Modelos de Avaliação de Desempenho adotados pela Companhia 
 
O Conselho de Administração submete-se anualmente a uma avaliação formal de seu desempenho, como órgão colegiado e individualmente (“Autoavaliação”), seguindo as boas práticas de governança corporativa e buscando o aperfeiçoamento contínuo do órgão. 
 
Adicionalmente, a Alta Administração da Companhia (membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva) é submetida a uma avaliação externa periódica (“Avaliação Externa”), liderada por uma consultoria externa.
 
Até o momento, foram implementadas duas Avaliações Externas (2010 e 2014) e cinco Autoavaliações (2011, 2012, 2013, 2014 e 2015).
 
Autovaliação 
 
A Secretaria de Governança Corporativa é responsável pela condução da Autoavaliação, com a participação e os direcionamentos do Coordenador do Comitê de Governança Corporativa , bem como pela consolidação das respostas e feedbacks recebidos na Autoavaliação, tratados de forma totalmente confidencial. Apenas a Secretaria de Governança Corporativa tem acesso às respostas individuais, cujos resultados consolidados são posteriormente discutidos no âmbito do Comitê de Governança Corporativa e do Conselho de Administração.
 
Anualmente, a Secretaria de Governança Corporativa envia o questionário de Autoavaliação aos membros do Conselho de Administração, cujo objetivo é avaliar a performance do Conselho de Administração em seus diversos aspectos para identificação das áreas de alta performance e aquelas que merecem o desenvolvimento de planos de ação para a melhoria contínua dos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado e pelas áreas executivas da Companhia.
 
O Questionário é composto por 55 questões, avaliadas pelos conselheiros numa escala de 1 a 5, divididas em 5 dimensões: (1) foco estratégico do Conselho; (2) conhecimento e informações sobre o negócio; (3) independência e processo decisório do Conselho; (4) funcionamento das reuniões e dos comitês do Conselho; (5) motivação e alinhamento de interesses. A pontuação consolidada obtida em cada questão permite determinar eventuais diferenças em relação às boas práticas de governança e à opinião dos conselheiros quanto à situação ideal.  
 
A partir do relatório final, o Comitê de Governança Corporativa discute os resultados da Autoavaliação e as oportunidades de melhoria identificadas para o desenvolvimento de planos de ação, visando a evolução constante da Governança Corporativa da Companhia, bem como sua preservação e otimização. 
 
Posteriormente, as recomendações do Comitê de Governança Corporativa são submetidas ao Conselho de Administração, as quais são aprovadas e priorizadas para implementação. 
 
Avaliação Externa – Consultoria Externa
 
A Consultoria Externa é responsável pela condução da Avaliação Externa, com os direcionamentos do Coordenador do Comitê de Governança Corporativa e da Secretária de Governança Corporativa, bem como pela elaboração de relatório final, cujos resultados são posteriormente discutidos no âmbito do Comitê de Governança Corporativa.
 
A metodologia da Avaliação Externa consiste em: (a) entrevistas individuais com os membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva para conhecer o contexto atual da Companhia; (b) entrevistas individuais com cada conselheiro para avaliação colegiada e dos demais conselheiros; (c) questionário online aplicado aos membros do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva (d) consolidação e formulação de recomendações finais com o feedback individual e do colegiado, além da indicação de necessidades de ajuste e/ou melhoria.
 
O relatório final reúne as conclusões dos processos e práticas de governança corporativa correntes e das visões internas sobre oportunidades de melhoria, bem como as recomendações da Consultoria Externa sobre o modelo de governança da Companhia e suas práticas.
 
A partir do Relatório Anual, o Comitê de Governança Corporativa discute os resultados da Avaliação Externa e as oportunidades de melhoria identificadas para o desenvolvimento de planos de ação.
 
Posteriormente, as recomendações do Comitê de Governança Corporativa e o Relatório Final da Consultoria Externa são discutidos em reunião da Diretoria Executiva e, na sequência, submetidos ao Conselho de Administração para discussão dos resultados e aprovação das ações de melhoria a serem implementadas. 
 
Abaixo a composição atual do Conselho de Administração:
 
Membros do Conselho de Administração             Idade                             Cargo              Data de eleição                Término do mandato

 

Vinicius Urias Favarão 42 anos C.Externo* 28/06/2017 até AGO 2018

 

Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A.
 
Sólida experiência profissional no setor financeiro e meios de pagamento.
 
Graduado em Administração de empresas. MBA em Mercado de Capitais no IBMEC/SP, MBA em Gestão de Negócios pelo INSPER, MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão pela FIA – Fundação Instituto de Administração e AMP –Advanced Management Program pelo ISE Business School /SP.
 
Iniciou a carreira em banco em 1992, no Banco Excel S/A, permanecendo na referida empresa até 09/95. De 09/95 a novembro de 2003, trabalhou nos bancos Pontual S/A e Zogbi S/A. Nessas instituições atuou na área responsável pelo relacionamento comercial com empresas de médio e grande porte, mais especificamente na gestão de operações de crédito e de captação de recursos. De 2002 a 2003 atuou na financeira do Banco Zogbi S/A, como Diretor Adjunto Comercial, responsável pela estruturação de parcerias com Varejistas para originação de operações de credito direto ao consumidor. Em novembro de 2003, o Banco Zogbi S/A foi adquirido pelo Banco Bradesco S/A e, à partir desta data, atuou na empresa Finasa Promotora de Vendas como Superintendente Executivo, responsável pelas operações de credito direto ao consumidor com Varejistas de grande porte.
 
Em julho de 2006 e em função da aquisição da operação brasileira do American Express pelo Banco Bradesco S/A, passou a ser responsável pela Rede de Estabelecimentos American Express no Brasil. Em agosto de 2010 agregou a esta função, a responsabilidade da gestão dos portfolios de produtos para pessoas físicas e jurídicas da bandeira American Express, oportunidade esta que foi nomeado diretor no conglomerado de Cartões do Banco Bradesco S/A. Também foi responsável pelo portfolio de produtos dos cartões Visa, Mastercard e Elo. Em julho de 2013, foi nomeado Diretor no Banco Bradesco Financiamentos S/A, operação responsável pela comercialização de credito consignado para aposentados, pensionistas e funcionários públicos, permanecendo nesse cargo até fevereiro de 2017, data que foi nomeado diretor no Banco Bradesco Cartões.
 
 

 

Antonio Mauricio Maurano 54 anos C.Externo* 08/04/2016 até AGO 2018

 

Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A.
 
Sólida experiência profissional no setor de financeiro, especialmente em cartões e varejo.
 
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Instituto de Administração - FIA /USP e pós-graduação em Comércio Exterior e Negócios Internacionais – Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa.
 
38 anos como funcionário de carreira no Banco do Brasil S.A., ocupando ao longo deste período o cargo de Diretor Comercial, o de Superintendente Estadual na Superintendência de Varejo e Governo de São Paulo e Gerente Executivo na Diretoria de Cartões, dentre outros cargos.
 
Atualmente é Vice-Presidente de Negócios de Atacado do Banco do Brasil S.A., além de Diretor Presidente das sociedades BB Leasing S.A. Arrendamento Mercantil e BB BI – BB Banco de Investimento S.A.
 
Ainda, é membro do Conselho de Administração da BB Gestão de Recursos - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e membro suplente do Conselho de Administração dos Banco Votorantim e Banco Patagônia. 
 

 

Cesario Narihito Nakamura 53 anos C.Externo* 08/04/2016 até AGO 2018

Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A.
 
Sólida experiência profissional nos setores de financeiro, especialmente em cartões e meio de pagamentos.
 
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo - Escola Politécnica. MBA Executivo pela Fundação Instituto de Administração - FIA /USP.
 
Executivo com mais de 25 anos de mercado financeiro, iniciou sua carreira na Credicard S.A., joint venture entre o Citibank, Unibanco e Itaú, no mercado de meios de pagamento, ocupando o cargo de Diretor de Marketing e Produtos. 
 
Em 2001 ingressou no Banco Bankpar S/A, como Diretor de Produtos Financeiros, chegando a ocupar o cargo de Vice-Presidente responsável pela Unidade de Negócios de Cartões Pessoa Física. Em janeiro de 2008, além de permanecer como Diretor de Produtos Financeiros do Banco Bankpar S/A, também foi eleito Diretor do Banco Bradesco Cartões S.A.. Em 2014, o Banco Bankpar S/A foi incorporado pelo Banco Bradesco Cartões S.A..
 
Atualmente, é responsável pela Unidade de Negócios de Cartões de Correntistas (American Express, Elo, Visa e MasterCard) e Novos Meios de Pagamento do Banco Bradesco Cartões S.A.. 
 
Também é membro do Conselho de Administração da CBSS – Companhia Brasileira de Soluções e Serviços e da Stelo S.A.
 

Francisco Augusto da Costa e Silva 68 anos Independente** 08/04/2016 até AGO 2018

Membro Independente do Conselho de Administração e coordenador dos Comitês de Governança Corporativa e de Sustentabilidade da Cielo S.A..
 
Sólida experiência profissional em governança corporativa e mercado de capitais. 
 
Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (1972). MBA Executivo pela COPPEAD, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1987).
 
Desenvolveu sua carreira profissional no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, onde ingressou, em 1974, por concurso público, no respectivo quadro de advogados dessa entidade. Durante sua carreira jurídica no Sistema BNDES ocupou diversos cargos, entre os quais se destacam o de Superintendente Jurídico da BNDESPAR. Atuou também como executivo no Sistema BNDES, tendo ocupado o cargo de Superintendente das Áreas Financeira e Internacional, de Mercado de Capitais e Administrativa. Foi, ainda, Diretor da BNDESPAR e do próprio BNDES. Durante esse período foi membro dos Conselhos de Administração da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES – FAPES e da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.
 
Após ter atuado um ano e meio como Diretor da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, foi nomeado Presidente da Autarquia em agosto de 1995, cargo que ocupou até o final de janeiro do ano 2000. Nesse período integrou a COMOC – Comissão da Moeda e do Crédito, órgão de assessoramento do Conselho Monetário Nacional, e o Conselho de Gestão da Previdência Complementar; presidiu o Council of Securities Regulators of the Americas – COSRA e integrou o Executive Committee da International Organization of Securities Commissions – IOSCO, organizações que reúnem, nos âmbitos regional e internacional, respectivamente, as comissões de valores de todo o mundo.
 
Participou de Conselhos de Administração de diversas empresas entre as quais se destacam o Banco do Brasil S.A. (de 2001 a 2009) e a Vale S.A (de 2007 a 2010). Na área acadêmica, foi professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da UERJ, da Faculdade de Direito Cândido Mendes e do Instituto de Direito Público e Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas.
Tem atuado, ainda, como palestrante e conferencista em diversas outras entidades.
 
Atualmente, além de exercer a advocacia e ser sócio da Bocater, Camargo e Costa e Silva Advogados, participa do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, bem como do Conselho Consultivo da COPPEAD.  Também é membro do Conselho de Administração da Usiminas S.A., membro da CAM - Câmara de Arbitragem do Mercado, ligada à BM&FBovespa e do Conselho de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários da APIMEC.
 

 

Gilberto Mifano 67 anos Independente** 08/04/2016 até AGO 2018

 
Membro independente do Conselho de Administração da Cielo S.A., coordenador dos Comitês de Auditoria e de Pessoas, membro do Comitê de Finanças, bem como membro ad hoc do Comitê de Governança Corporativa da Cielo S.A..
 
Sólida experiência profissional no mercado financeiro e de tecnologia. 
 
Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas em 1972.
 
De 2005 a 2012 foi Conselheiro, Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Administração do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. 
 
Foi, de 1994 a 2008, diretor geral da BOVESPA - Bolsa de Valores de São Paulo e da CBLC - Cia Brasileira de Liquidação e Custódia. Nesse período foi responsável, entre outras coisas, pela criação do Novo Mercado, integração das bolsas de valores brasileiras, desmutualização e abertura de capital da própria BOVESPA.
 
Em seguida, negociou a fusão da BOVESPA com a BM&F quando foi eleito primeiro presidente do Conselho da BM&FBOVESPA S/A - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. 
 
No plano internacional, por cerca de 8 anos, fez parte dos comitês executivos da WFE - Federação Mundial de Bolsas e da FIAB - Federação Ibero-Americana de Bolsas. Entre 1971 e 1994, foi executivo e diretor de bancos e empresas do setor financeiro (Frances e Italiano; Serasa; Noroeste; Comércio e Industria; Geral do Comércio; Sudameris) atuando principalmente nas áreas de crédito, planejamento, informática, produtos, marketing. 
 
Forte atuação como membro de comitês de auditoria, riscos e finanças de diversas sociedades. Atua até o momento e desde 2009 como conselheiro consultivo da PRAGMA Gestão de Patrimônio Ltda. e consultor externo do Comitê de Auditoria, Gestão de Riscos e Finanças da Natura S.A.. Atua desde 2011 como membro independente do Comitê de Auditoria da TOTVS S.A.; desde 2012, como membro independente do Comitê de Sustentabilidade do Banco Santander Brasil S/A.; desde 2013, como conselheiro fiscal do Instituto Natura, do Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável e da RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade; e, desde 2014, como conselheiro independente da Âmbar S/A

Alberto Monteiro de Queiroz Netto 49 anos C.Externo* 12/04/2017 até AGO 2018 

Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A.
 
Vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores.Trabalhou no Banco do Brasil por 26 anos, até 2009. É graduado em Administração,  pós-graduado em Banking e possui MBA em Finanças. No BB, foi gerente executivo e presidente da BB DTVM. No mercado, atuou com CFO em empresas como Suzano e CSN. Atuava como vice-presidente de Finanças da empresa Graninvestimentos S/A.
 

Marcelo Augusto D. Labuto 45 anos Presidente 12/04/2017 até AGO 2018

Presidente do Conselho de Administração da Cielo S.A.
 
Vasta experiência profissional na área financeira, seguros e varejo. 
 
Graduado em Administração pela UNB – Universidade de Brasília e em Administração de Sistemas de Informação pela UNEB – União Educacional de Brasília, com MBA em Marketing, pela COPPEAD UFRJ.
 
Funcionário de carreira do Banco do Brasil, atuando como Vice-presidente de Negócios de Varejo no Banco do Brasil desde 2016. Anteriormente foi Diretor-Presidente do BB Seguridade Participações S.A.; Diretor de Seguros, Previdência Aberta e Capitalização (03.2013 a 04.2015); Diretor na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos (02.2012 a 03.2013); Gerente Geral na Unidade Governança de Entidades Ligadas (11.2011 a 02.2012) e Gerente Geral na Unidade Parcerias Estratégicas (08.2011 a 11.2011) do Banco do Brasil. 
 
É membro titular dos Conselhos de Administração das empresas BB Seguridade Participações S.A.; Brasilcap Capitalização S.A.; IRB Brasil Resseguros; Elo Participações S.A.; Companhia Brasileira de Soluções e Serviços; BB Mapfre SH1 Participações S.A.; Mapfre BB SH2 Participações S.A.; Brasilprev Seguros e Previdência S.A., onde também atua como Membro do Comitê Consultivo e membro do Comitê Executivo do Grupo Segurador BB e Mapfre. 
 

Marcelo de Araújo Noronha 51 anos Vice-Presidente 08/04/2016 até AGO 2018

Vice-Presidente do Conselho de Administração e coordenador do Comitê de Pessoas da Cielo S.A.
 
Sólida experiência profissional no mercado financeiro, especialmente em cartões, meios de pagamento e processamento de pagamento.
 
Graduado em Administração pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Especialização em Finanças pelo IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e Advanced Management Program - AMP pelo IESE - Business School - Universidad de Navarra em Barcelona. 
 
Iniciou sua carreira no Banorte e, a partir de julho de 1996 atuou como Diretor Comercial no Banco Alvorada S.A., antigo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Brasil S.A., onde chegou ao cargo de Vice-Presidente, responsável por produtos, trade finance, middle market e varejo. Em fevereiro de 2004, foi eleito Diretor Departamental do Banco Bradesco S.A. Em dezembro de 2010, foi eleito Diretor Executivo Adjunto e, em janeiro de 2012, Diretor Executivo Gerente. Atualmente é Diretor Vice-Presidente Executivo do Banco Bradesco S.A., além de diretor de diversas empresas do grupo Bradesco.  
 
É membro da Mesa Regedora da Fundação Bradesco e membro do Conselho de Administração da Fundação Instituto de Moléstias do Aparelho Digestivo e da Nutrição (FIMADEN). 
 
É também Diretor Presidente da ABECS – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços e Membro do Latin America and Caribbean Advisory Council da Visa Internacional, bem como presidente do Conselho de Administração da MPO - Processadora de Pagamentos Móveis S.A.; Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Soluções e Serviços; membro do Conselho de Administração da BBD Participações S.A., Cidade de Deus - Companhia Comercial de Participações e Elo Participações S.A.
 

(Vago)        Independente**            até AGO 2018

 

Rogério Magno Panca 46 anos C.Externo* 08/04/2016 até AGO 2018

Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A.
 
Vasta experiência profissional na área de estruturação de operações financeiras, bem como em governança corporativa. 
 
Graduado em Economia e Especializado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em SP e MBA em Negócios Internacionais pela FIPECAFI-USP.
 
Funcionário de carreira do Banco do Brasil, atuando como Diretor de Meios de Pagamento desde fevereiro de 2015. Anteriormente foi Gerente Geral da UGE - Unidade Governança de Entidades Ligadas e Superintendente da área Large Corporate. Exerceu também a função de Gerente Executivo de Operações Estruturadas da Diretoria Comercial de 2008 a 2011. 
 
É membro titular dos Conselhos de Administração das empresas Elo Participações S.A., Companhia Brasileira de Soluções e Serviços, Elo Serviços S.A., Cateno Gestão de Contas e Pagamentos S.A., Stelo S.A. e do Conselho Consultivo da BBTurismo.

Rômulo de Mello Dias 55 anos C.Externo* 12/04/2017 até AGO 2018

Membro do Conselho de Administração da Cielo S.A.
 
Sólida experiência profissional no mercado financeiro, especialmente em meios de pagamento.
 
Graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense, MBA e Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial Executivo pelo IBMEC e Pós-Graduação em Direito Societário pela FGV Law.
 
Diretor Executivo Gerente do Banco Bradesco S.A. desde 02 de janeiro de 2017. Em maio de 2008 foi eleito Diretor-Presidente da Cielo S.A., permanecendo até dezembro de 2016. Rômulo Dias ingressou em junho de 2000 na Bradespar S.A., empresa do grupo Bradesco,  sendo em maio de 2003 eleito Diretor. Em dezembro de 2006 até junho de 2008, atuou como Diretor do Banco Bradesco BBI S.A. Anteriormente foi Diretor Executivo do Citibank, sócio gerente da Albion Alliance Capital, Presidente do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Gestão de Serviços (Orizon) e Membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Soluções e Serviços, Monteiro Aranha, Vale, Valepar, Escelsa, Enersul, Net, Americel, Telet, Iven e CPM. 

Regimento do Conselho de Administração

Relatório Anual do Resultados da Autoavaliação de Desempenho do Conselho de Administração e dos seus Membros - Exercício 2015

*Segundo a definição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC, conselheiro externo é aquele sem vínculo atual comercial, empregatício ou de direção com a organização, mas que não são independentes, tais como ex-diretores e ex-empregados, advogados e consultores que prestam serviços à empresa, sócios ou empregados do grupo controlador, de controladas ou de companhias do mesmo grupo econômico e seus parentes próximos e gestores de fundos com participação relevante.
 **Segundo o Regulamento de Listagem do Novo Mercado, conselheiro independente caracteriza-se por: (i) não ter qualquer vínculo com a Companhia, exceto participação de capital; (ii) não ser Acionista Controlador, cônjuge ou parente até segundo grau daquele, ou não ser ou não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, vinculado a sociedade ou entidade relacionada ao Acionista Controlador (pessoas vinculadas a instituições públicas de ensino e/ou pesquisa estão excluídas desta restrição); (iii) não ter sido, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia, do Acionista Controlador ou de sociedade controlada pela Companhia; (iv) não ser fornecedor ou comprador, direto ou indireto, de serviços e/ou produtos da Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (v) não ser funcionário ou administrador de sociedade ou entidade que esteja oferecendo ou demandando serviços e/ou produtos à Companhia, em magnitude que implique perda de independência; (vi) não ser cônjuge ou parente até segundo grau de algum administrador da Companhia; e (vii) não receber outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro (proventos em dinheiro oriundos de participação no capital estão excluídos desta restrição).

 

Conselho Fiscal

O Estatuto Social da Companhia prevê a possibilidade de instalação de um Conselho Fiscal, órgão fiscalizador independente da Diretoria Executiva e do Conselho de Administração, de funcionamento não permanente, com atribuições e poderes conferidos pela lei. Por ter funcionamento não permanente, o Conselho Fiscal da Companhia poderá ser instalado pela Assembleia Geral a pedido dos acionistas, nas hipóteses previstas em lei.

 
Atualmente, a Companhia possui Conselho Fiscal, instalado na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada em 08 de abril de 2016, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada em 13 de abril de 2009. 
 
As competências do Conselho Fiscal estão previstas no Capítulo II do Regimento Interno do Conselho Fiscal, a saber: (i) desempenhar as funções previstas na Lei nº. 6.404/76 e no artigo 25 do Estatuto Social da Companhia; (ii) fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários; (iii) opinar sobre o relatório anual da administração, fazendo constar do seu parecer as informações complementares que julgar necessárias ou úteis à deliberação da assembleia geral; (iv) opinar sobre as propostas dos órgãos da administração a serem submetidas à assembleia geral, relativos (a) modificação do capital social, (b)  emissão de debêntures ou  bônus de subscrição, (c) planos de investimento ou orçamento de capital, (d) distribuição de dividendos, (e) transformação, (f) incorporação, fusão ou cisão;  (v) denunciar, por qualquer de seus membros, aos órgãos de administração e, se estes não tomarem as providências necessárias para a proteção dos interesses da Companhia, à assembleia Geral, os erros, fraudes ou crimes que descobrirem e sugerir providências úteis à Companhia; (vi) convocar a assembleia geral ordinária, se os órgãos da administração retardarem por mais de 1 (um) mês essa convocação, e a extraordinária, sempre que ocorrerem motivos graves ou urgentes, incluindo na agenda das assembleias as matérias que considerarem necessárias; (vii) analisar, ao menos trimestralmente, o balancete e demais demonstrações financeiras elaboradas periodicamente pela Companhia; (viii) examinar as demonstrações financeiras do exercício social e sobre elas opinar; (ix) exercer as atribuições descritas nos itens acima durante a liquidação da Companhia, tendo em vista as disposições especiais que a regulam.
 
O Conselho Fiscal possui 5 membros titulares e igual número de suplentes, sendo um dos membros efetivos membro independente. Abaixo a composição atual do Conselho Fiscal:

 

Membros do Conselho Fiscal      Idade      Cargo Data de eleição Término do mandato
Edmar José Casalatina         57 Membro Titular 12/04/2017 até AGO 2018
Haroldo Reginaldo Levy Neto         59 Membro Titular Independente 12/04/2017 até AGO 2018
Marcelo Santos Dall'occo         51 Membro Titular Presidente 12/04/2017 até AGO 2018
Milton Luiz Milioni         61 Membro Suplente Independente 12/04/2017 até AGO 2018
Flávio Saba Santos Estrela          49 Membro Suplente 12/04/2017 até AGO 2018
Joel Antonio de Araujo         65 Membro Titular 12/04/2017 até AGO 2018
Kleber do Espírito Santo         63 Membro Suplente 12/04/2017 até AGO 2018
Carlos Roberto Mendonça da Silva         54 Membro Suplente 12/04/2017 até AGO 2018
Herculano Anibal Alves         64 Membro Efetivo 12/04/2017 até AGO 2018
Sigmar Milton Mayer Filho         47 Membro Suplente 12/04/2017 até AGO 2018

 

Regimento do Conselho Fiscal

Diretoria Executiva

A Diretoria Estatutária é composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 8 (oito) membros, sendo 1 (um) Diretor Presidente, 1 (um) Diretor de Relações com Investidores e até 6 (seis) Diretores sem designação específica, eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição, conforme Regimento Interno. É permitido aos Diretores Estatutários acumular cargos, conforme deliberação do Conselho de Administração.
 
Atualmente, a Companhia possui 8 (oito) Diretores Estatutários, sendo um Diretor Presidente, um Diretor de Relações com Investidores e cinco diretores sem designação específica. 
 
A Diretoria Executiva é composta por 8 Diretores Estatutário. 
 

Abaixo a composição atual da Diretoria Executiva:

 

     Membros da Diretoria Executiva         Idade              Cargo                   Data de eleição  Término do mandato

Eduardo Campozana Gouveia 52 anos Diretor-Presidente 13/10/2016 até 1ª RCA pós AGO 2018

Diretor-Presidente – Diretor-Presidente desde janeiro de 2017. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, tem pós-graduação em Administração de Empresas pela FESP – Faculdade de Engenharia de São Paulo e Finanças pelo IBMEC, além de MBA em Marketing pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Ao longo de sua carreira, esteve também à frente da presidência da Múltiplos e atuou como Vice-presidente de Marketing Brasil do Walmart e Diretor das companhias Bom Preço e Hipercard.

Clovis Poggetti Junior 44 anos Diretor Vice-Presidente e DRI 27/04/2016 até 1ª RCA pós AGO 2018

Diretor Vice-Presidente e de Relações com Investidores – Diretor-Executivo de Relações com Investidores e Finanças desde janeiro de 2011. Formado em Administração de Empresas pela EAESP- FGV, com curso de especialização pela mesma Universidade. Também cursou o MBA em Administração na University of Michigan Business School (EUA). Ingressou na Companhia em 2007, tendo atuado como Diretor de controladoria até 2009 e Diretor de Finanças até Dezembro de 2010. Anteriormente atuou como executivo de Finanças na Sendo Brasil- telefonia celular e na Gradiente Eletrônico S.A. Em 2012 foi eleito 3° melhor CFO da América Latina pela Institutional Investor Magazine.

Adriano Navarini 43 anos Diretor Vice-Presidente 27/04/2016 até 1ª RCA pós AGO 2018

Diretor Vice-Presidente Comercial Varejo - Formado em Administração de Empresas, tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e em Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Dom Cabral. Iniciou suas atividades na Cielo em junho de 1997 como Gerente de Relacionamento, em Florianópolis. Realizou diversos trabalhos nas Gerências das Filiais de Londrina e Salvador, Diretoria Regional Centro Norte. Nos últimos quatro anos atuou como Diretor de Planejamento Comercial.

Renata B. de Paiva Greco 47 anos Diretora Vice-Presidente 27/04/2016 até 1ª RCA pós AGO 2018

Diretora Vice-Presidente Comercial Grandes Contas - Formada em Ciências Econômicas pela PUC/SP, possui MBA Executivo em Marketing pelo IBMEC, com uma Extensão Internacional na University of California – Irvine, fala fluentemente inglês. Conta com mais de 20 anos de experiência na indústria de serviços financeiros, atuando em empresas diversas tais como: Credicard, Banco ABN AMRO SA, Banco Lloyds TSB SA, Visa, Contax e Cielo.

Danilo Aleixo Caffaro 34 anos Diretor Vice-Presidente 01/07/2016 até 1ª RCA pós AGO 2018

Diretor Vice-Presidente de Produtos e Negócios, engloba toda a área de Produtos e Inovação, Estratégia e Novos Negócios, e Marketing - Antes de ingressar na Companhia, atuou como Consultor na empresa Roland Berger Strategy Consultants. Danilo é formado em Administração pela IBMEC com especialização em Strategy, M&A, Product and customer management, Credit management, High performance team management and development.

Luiz Fernando Oliveira Barrichello 46 anos Diretor (estatutário) 30/08/2017 até 1ª RCA pós AGO 2018

Diretor desde agosto de 2017. Formado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA pela Universidade de Carnegie Mellon, nos EUA. Com aproximadamente 20 anos de carreira desenvolvida em grandes instituições, tais como Banco Itaú e Whirpool, ele está na Cielo desde fevereiro de 2014, onde esteve à frente da Diretoria de Serviços e Backoffice e desde Agosto de 2016 assumiu como Diretor Executivo de Operações e Atendimento (2ºnível), tendo exercido esta função até agosto de 2017.

 

Luciano Daniel Simões Caurim 42 anos Diretor (estatutário) 30/08/2017 até 1ª RCA pós AGO 2018

Diretor desde agosto de 2017. Ingressou na Companhia em dezembro de 2013 como diretor da área de Projetos e Processos, tendo exercido o cargo de Diretor Executivo de TI e Projetos até agosto de 2017. Formado em Ciências da Computação pela PUC-SP, pós-graduado em administração de empresas (FGV) e mercado financeiro, também pela FGV. Esteve na Accenture onde atendeu por muitos anos a área de TI do Itaú-Unibanco. Foi responsável pela área de TI e Operações em multinacional americana de tecnologia com equipes no Brasil e México. Passou também pelo Banco Nossa Caixa na área de desenvolvimento de sistemas. Ao longo de sua carreira, Caurim desenvolveu larga experiência em TI e Operações em grandes instituições financeiras e projetos de alta complexidade (novas plataformas, fusões de bancos e reestruturações).

 

Sergio Saraiva Castelo Branco de Pontes 49 anos Diretor Vice-Presidente 30/08/2017 até 1ª RCA pós AGO 2018

Diretor desde agosto de 2017, ingressou na Companhia em abril do mesmo ano como Diretor Executivo de Desenvolvimento Organizacional. Formado em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – UniCEUB, além de MBA em Administração de Empresas e em Finanças pelas instituições IBMEC, COPPEAD e Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui ainda especializações em “Managers Development Program”, pela Fuqua School of Business, pertencente à Duke University, e em “Leadership for Executives and Competitive Strategy” e OPM (Owners and President Management Course), ambas pela Harvard Business School. Possui experiência de mais de 20 (vinte) anos na gestão de departamentos corporativos, com atuação nas mais diversas áreas, tais como como Estratégia, Controladoria, Suprimentos, Recursos Humanos e Financeira, permanecendo à frente de operações realizadas no Brasil, Peru e China, país este em que residiu por 5 (cinco) anos

 

 

Comitês de Assessoramento à Administração

O Estatuto Social da Companhia admite a criação de comitês técnicos e consultivos, denominados comitês de assessoramento, os quais são instrumentos de apoio e que incrementam a qualidade e eficiência da atuação do Conselho de Administração da Companhia, de forma a maximizar o valor da Companhia e, consequentemente para os acionistas, sempre respeitando os princípios e as melhores práticas de governança corporativa.
 
A instalação dos Comitês de Assessoramento compete ao Conselho de Administração, sendo de funcionamento permanente apenas o Comitê de Auditoria. 
 
Atualmente a Companhia possui os seguintes comitês: (i) Comitê de Auditoria; (ii) Comitê de Finanças; (iii) Comitê de Governança Corporativa; (iv) Comitê de Pessoas; (v) Comitê de Sustentabilidade.
 

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 19 de junho de 2013, é órgão estatutário de funcionamento permanente, que visa assessorar o Conselho de Administração com independência em relação à Diretoria Executiva e demais profissionais da Companhia. 
 
De acordo com o estabelecido no parágrafo 1º do artigo 27 do Estatuto Social da Companhia, compete ao Comitê: (i) zelar pela qualidade e integridade das demonstrações financeiras da Companhia; (ii) zelar pelo cumprimento das exigências legais e regulamentares; (iii) zelar pela atuação, independência e qualidade dos trabalhos da empresa de auditoria independente e da auditoria interna; (iv) debater e acompanhar os planos de auditoria e a revisão dos relatórios que são emitidos; (v) zelar pela qualidade e efetividade dos sistemas de controles internos e de administração de riscos do conglomerado. 
 
Cabe também ao Comitê emitir recomendações e opiniões para que o Conselho de Administração possa promover a supervisão e a responsabilização da Diretoria Executiva e para que a área de Auditoria Interna possa desempenhar regularmente as suas funções, assim como os auditores independentes possam avaliar as práticas das atividades exercidas pela Diretoria Executiva e pela Auditoria Interna, nos termos do Capítulo 2 do Regimento Interno do Comitê de Auditoria.
 
Abaixo a composição atual do Comitê de Auditoria:
 
Nome Idade Cargo Data de eleição Término do mandato
Gilberto Mifano 67 Conselheiro Independente e Coordenador do Comitê 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Aureli Carlos Balestrini 51 Membro Titular 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
José Antonio Teixeira 57 Membro Titular 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
 

Regimento do Comitê de Auditoria

 

Comitê de Finanças

O Comitê de Finanças, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 31 de agosto de 2016, visa assessorar o Conselho de Administração com foco na qualidade e eficiência das atividades desempenhadas pela Companhia relacionadas à sua gestão financeira e ao seu desempenho econômico-financeiro, para assegurar que essas atividades sejam conduzidas de forma a proteger e valorizar a Companhia, zelando pelos seus objetivos sociais. 
 
De acordo com o estabelecido no item 2.2 do Regimento Interno do Comitê de Finanças da Companhia, compete ao Comitê, em síntese, (i) analisar e emitir recomendações em relação às estratégias, às políticas e às práticas adotadas ou a serem adotadas pela Companhia relacionadas à sua área de atuação; (ii) analisar, emitir recomendações e acompanhar o plano anual de objetivos e metas da Companhia, o orçamento anual da Companhia, bem como das demonstrações financeiras e de informações relacionadas; (iii) analisar e emitir recomendações sobre propostas de investimento e/ou desinvestimento, propostas de empréstimos, financiamentos e/ou qualquer operação de captação de recursos e/ou emissão de títulos de crédito; (iv) analisar, acompanhar e emitir recomendações, conforme o caso, acerca da estrutura de capital, endividamento e custo da Companhia; (v) analisar e emitir recomendações sobre propostas de distribuição de dividendos e/ou constituição de reservas de capital. 
 
Abaixo a composição atual do Comitê de Finanças:
 
Nome Idade Cargo Data de eleição Término do mandato
(Vago)   Conselheiro Independente   Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Francisco Terra 48 Membro Titular 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Gilberto Mifano 67 Conselheiro Independente e Membro Titular 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Mário Casassanta Pereira Neto 47 Membro Titular e Vice-Coordenador do Comitê 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018

Regimento do Comitê de Finanças

 

Comitê de Governança Corporativa

O Comitê de Governança Corporativa, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 08 de maio de 2017, visa assessorar o Conselho de Administração para assegurar que as atividades da Companhia sejam conduzidas de forma a proteger e valorizar a Companhia, através da adoção das melhores práticas de governança corporativa, zelando pelos seus objetivos sociais e valores em coerência com os seguintes princípios básicos de governança corporativa. 
 
De acordo com o estabelecido no item II do Regimento Interno do Comitê de Governança Corporativa da Companhia, compete ao Comitê, em síntese, (i) recomendar ajustes e evoluções nas práticas de governança corporativa da Companhia, sempre que julgar necessário; (ii) acompanhar o cumprimento das diretrizes estabelecidas no Código de Ética, Regulamento de Listagem do Novo Mercado, Política de Divulgação de Ato ou Fato Relevante e Preservação de Sigilo, Política de Negociação de Valores Mobiliários, bem como nas demais políticas e documentos de responsabilidade corporativa da Companhia; (iii) acompanhar as políticas de governança corporativa da Companhia, observando o nível de governança adotado e zelando pela efetiva adoção das melhores práticas.  
 
Referido Comitê tem, ainda, a responsabilidade de emitir recomendações sobre situações de potencial conflito de interesses entre partes relacionadas sempre que solicitado pelo Conselho de Administração ou quando julgar necessário. Nesta hipótese, o Comitê, em caráter excepcional, será composto por, pelo menos, dois Conselheiros Independentes, devendo o segundo conselheiro ser convocado a apreciar a matéria na condição de membro ad hoc do Comitê, em substituição aos representantes dos Acionistas Controladores.
 
Abaixo a composição atual do Comitê:
 
Nome Idade Cargo Data de eleição Término do mandato
Francisco Augusto da Costa e Silva 68 Conselheiro Independente e Coordenador do Comitê 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Carlos Roberto Mendonça da Silva 54 Membro Titular 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Cicero Przendsiuk 48 Membro Titular 14/12/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Eduardo Campozana Gouveia  53 Diretor-Presidente e Membro Titular 02/01/2017 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
 

Abaixo a composição atual do Comitê de Governança Corporativa Ad hoc:

Nome Idade Cargo Data de eleição Término do mandato
Francisco Augusto da Costa e Silva 68 Conselheiro Independente e Coordenador do Comitê 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Gilberto Mifano 67 Conselheiro Independente e Membro Ad hoc 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
(Vago)   Conselheiro Independente    Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Eduardo Campozana Gouveia  53 Diretor-Presidente e Membro Titular 02/01/2017 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018

Regimento do Comitê de Governança Corporativa

 

Comitê de Pessoas

O Comitê de Pessoas, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 15 de dezembro de 2010, visa assessorar o Conselho de Administração em relação  às estratégias de recursos humanos referentes ao desenvolvimento organizacional, planejamento e desenvolvimento de pessoas, remuneração e benefícios dos funcionários e administradores da Companhia, de forma a compatibilizar as suas práticas com as do mercado, visando assegurar a atração e retenção dos melhores profissionais disponíveis no mercado e o contínuo desenvolvimento dos recursos humanos da Companhia.
 
De acordo com o estabelecido no item II do Regimento Interno do Comitê de Pessoas da Companhia, compete ao Comitê, em síntese, (i) acompanhar as políticas de pessoal adotadas pela Companhia e recomendar ao Conselho de Administração as estratégias, critérios e níveis de remuneração e benefícios de seus funcionários e administradores; (ii) recomendar os critérios para outorga de opção de compra ou subscrição de ações aos administradores e funcionários da Companhia e suas Controladas; (iii) emitir recomendações relacionadas às estratégias de desenvolvimento organizacional e de pessoas e planos de sucessão de posições chaves.
 
Abaixo a composição atual do Comitê:
 
Nome Idade Cargo Data de eleição Término do mandato
Rômulo de Mello Dias 55 Conselheiro de Administração 24/05/2017 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Carlos Alberto Araújo Netto 48 Membro Titular 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Gilberto Mifano 67 Conselheiro Independente, Membro Titular e coordenador do comitê  27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018

Regimento do Comitê de Pessoas

 

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião do Conselho de Administração realizada em 05 de novembro de 2015, visa assessorar o Conselho de Administração no desempenho de suas atribuições relacionadas à sustentabilidade, incluindo o estabelecimento de diretrizes e ações corporativas, bem como conciliar as questões de desenvolvimento econômico com as de responsabilidade social, assegurando o sucesso do negócio no longo prazo, contribuindo para um meio ambiente saudável, uma sociedade justa e o desenvolvimento econômico e social do Brasil. 
 
De acordo com o estabelecido no item 2.2 do Regimento Interno do Comitê de Sustentabilidade da Companhia, compete ao Comitê, em síntese, (i) propor e acompanhar a execução dos projetos que melhorem o perfil de sustentabilidade da Companhia nas dimensões social, ambiental e econômica; (ii) propor a inclusão da Companhia em rankings nacionais e internacionais referenciados à sustentabilidade empresarial; (iii) acompanhar os compromissos de natureza social, econômica e ambiental assumidos pela Companhia; (iv) participar da elaboração de relatórios sociais e de desenvolvimento sustentável que demonstrem o desempenho socioambiental da Companhia; (v) acompanhar os indicadores sociais, ambientais e econômicos da Companhia; (vi) avaliar os resultados de projetos socioculturais patrocinados pela Companhia.
 
Abaixo a composição atual do Comitê de Sustentabilidade:
 
Nome Idade Cargo Data de eleição Término do mandato
Francisco Augusto da Costa e Silva 68 Conselheiro Independente e Coordenador do Comitê 27/04/2016 Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
(Vago)   Conselheiro Independente   Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Clovis Poggetti Junior 44 Diretor Estatutário N/A Primeira reunião do Conselho de Administração após a AGO 2018
Diego Feldberg 35 Diretor de Produtos Digitais N/A Indeterminado
Gleice Donini de Souza 35 Gerente de Sustentabilidade N/A Indeterminado
Jaime Leôncio Singer 50 Diretor de Planejamento Estratégico, Novos Negócios e Big Data N/A Indeterminado
Maria Eduarda Bastos de Alvarenga 46 Diretoria de Desenvolvimento de Marketing N/A Indeterminado
Martha Regina Aparecida de Oliveira Campos 52 Diretora de Recursos Humanos N/A Indeterminado
Nicolas Alfredo Wsevolojskoy 43 Diretor de CRM N/A Indeterminado
Victor Schabbel 32 Diretor de Relações com Investidores N/A Indeterminado
Carlos Armando Soncim 38 Compras N/A Indeterminado
 

Regimento Comitê de Sustentabilidade

 

Fóruns de Assessoramento

O Estatuto Social da Companhia admite a criação de órgãos técnicos e consultivos, denominados fóruns de assessoramento, os quais são instrumentos de apoio e que incrementam a qualidade e eficiência da atuação da Diretoria Estatutária da Companhia, de forma a maximizar o valor da Companhia e, consequentemente para os acionistas, sempre respeitando os princípios e as melhores práticas de governança corporativa.
 
A instalação dos Fóruns de Assessoramento compete à Diretoria Estatutária. 
 
Atualmente a Companhia possui os seguintes fóruns: (i) Fórum de Risco Emissor; (ii) Fórum de Divulgação; (iii) Fórum de Ética; (iv) Fórum de Gastos; (v) Fórum de Gestão da Continuidade de Negócios; (vi) Fórum de Investimentos Sociais; (vii) Fórum de Preços; (viii) Fórum de Projetos; (ix) Fórum de Riscos; (x) Fórum de Diversidade.
 
O Fórum de Risco Emissor, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 08 de dezembro de 2014, tem por objetivo avaliar e emitir recomendações para Diretoria Estatutária relacionadas aos riscos associados aos emissores de cartões Visa e de bandeiras regionais no Brasil, a fim de expor potenciais riscos de mercado e operacionais que impliquem em riscos de crédito; apreciar e recomendar políticas e procedimentos de gestão de riscos associados a emissores de cartões Visa e de bandeiras regionais no Brasil, bem como acompanhar seu cumprimento. 
 
O Fórum de Divulgação, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 08 de dezembro de 2014, tem como objetivo revisar e aprovar informações a serem divulgadas ao mercado, bem como formalizar procedimentos para a preparação de informações a serem divulgadas ao mercado, a fim de assessorar a Diretoria Estatutária no cumprimento aos regulamentos da Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76 e de suas respectivas atualizações), normas pertinentes no Brasil, e normas norte-americanas para registro e emissão de ações nas bolsas dos Estados Unidos da América. 
 
O Fórum de Ética, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 08 de dezembro de 2014, tem como objetivo assessorar a Diretoria Estatutária na promoção da legitimação, respeito, cumprimento e aprimoramento do Código de Ética da Companhia. 
 
O Fórum de Gastos, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 08 de dezembro de 2014, tem como objetivo assessorar a Diretoria Estatutária a garantir a melhor alocação dos recursos da Companhia, buscando a correta destinação para os gastos e investimentos, a reforçar o uso eficiente dos processos de compras implementados e aplicação dos instrumentos normativos aplicáveis. 
 
O Fórum de Gestão da Continuidade de Negócios, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 08 de dezembro de 2014, tem como objetivo avaliar e recomendar medidas que assegurem a implementação e a manutenção de um processo corporativo evolutivo de Gestão da Continuidade de Negócios, para a deliberação da Diretoria Estatutária, bem como acompanhar a sua execução e os resultados alcançados. 
 
O Fórum de Investimento Social e Cultural, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 15 de março de 2017, tem como objetivo avaliar e recomendar os projetos sociais, sujeitos à lei de incentivos ou de verba privada, para patrocínios e doações pela Companhia, para a deliberação da Diretoria Estatutária, bem como acompanhar a sua execução e os resultados alcançados. 
 
O Fórum de Preços, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 08 de dezembro de 2014, o qual tem por finalidade assessorar a Diretoria Executiva em relação à precificação dos produtos e serviços da Companhia, zelando pelos seus objetivos sociais e valores em coerência com os princípios básicos de governança corporativa.
 
O Fórum de Projetos, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 08 de dezembro de 2014, tem como objetivo recomendar a priorização dos projetos estratégicos de acordo com as metas de curto, médio e longo prazo, para a deliberação da Diretoria Estatutária, bem como verificar a viabilidade econômica e sistêmica de projetos.
 
O Fórum de Riscos, cujo regimento interno próprio em vigor foi aprovado em reunião da Diretoria Estatutária realizada em 26 de setembro de 2016, tem por objetivo assessorar a Diretoria Executiva em relação à gestão de riscos corporativos e controles internos.
 
O Fórum de Diversidade tem por objetivo discutir estrategicamente a importância da diversidade na Companhia, recomendando à Diretoria Estatutária a implementação de ações voltadas à diversidade. O Fórum de Diversidade ainda não possui regimento interno próprio.